…descendentes dos irmãos imigrantes José, João e Romano

Ajuricaba é uma cidade da região Missioneira do Rio Grande do sul, localizada próxima a Ijuí, com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, onde em uma das suas localidades denominada Linha 13, em 1916, migraram da região de Caxias do Sul, três irmãos Bortolini com as suas famílias, em busca de terras melhores para o cultivo de uvas, milho e trigo. Os casais eram José e Maria, João e Constantina e Romano e Virgínia.

O centenário dessa imigração foi comemorado por mais de 200 descendentes, no último dia 24 de abril, na cidade de Ajuricaba, no Clube 29 de maio. Após a recepção, foi celebrada uma missa com dois sacerdotes, sendo um deles descendente de Bortolini. A programação seguiu com uma apresentação de um vídeo alusivo ao centenário e demais pronunciamentos. Em seguida foi servido um farto almoço em meio a muitas conversas, fotos, encontros e abraços, onde reinaram a cordialidade e fraternidade, típicos dos encontros de famílias.

Após o almoço, o presidente da Associação Família Bortolini(AFB) Nelson Bortolini anunciou a fundação oficial do Núcleo de Ajuricaba da Família Bortolini, sob a coordenação de Joceli Antonio Bortolini, um dos idealizadores do evento comemorativo ao centenário. A festa continuou a tarde inteira, com muita alegria e descontração. A todos os Bortolini deste núcleo a saudação e cumprimentos da AFB, na certeza que outros encontros virão.

Vejam algumas fotos abaixo.