PUDIM DE UVAS PRETAS

pudim_uvas_pretasEsta seção do nosso site fica disponível para publicar receitas tradicionais, muito utilizadas pelas famílias Bortolini. A idéia surgiu da comissão AFB e agora, está sendo praticada e se espera que mais sugestões sejam enviadas ao site familiabortolini.

Contribua também com a sua receita! Escreva para felipebortolini@gmail.com e faremos a publicação.

Para nós, de origem italiana, a cozinha é a peça mais importante da casa. Nela nos encontramos para planejar a vida, no encontro mais importante do dia: as refeições tomadas com vinho. À mesa, os calados falam, reza-se o terço, todos se entendem e o choro da criança é silenciado com um pedacinho de pão.
As pessoas, ao entrarem na cozinha, esquecem aonde iam ao sentirem o cheiro da comida. E é nela que o estomago fica mais perto do coração. Foi por isso que Cristo fez as mais belas coisas ao redor de uma mesa, pois, sabia o que provia o homem.

PUDIM DE UVAS PRETAS

Ingredientes: Um prato fundo de uvas pretas; 6 fatias de pão (pão de leite ou de sanduíche); uma xícara de leite; 125 gr de manteiga ou margarina, 500gr de açúcar, 6 ovos e canela em pó.

Modo de fazer: Cortar as uvas ao meio e retirar os caroços. Desmanchar o miolo do pão no leite até obter uma massa mole.
Bater a manteiga com o açúcar, depois acrescentar as claras em neve e por último as gemas.
Misturar tudo, inclusive as uvas. Untar e polvilhar com farinha uma fôrma de abrir, e levar ao forno quente, a temperatura entre 175º e 200º por 60 minutos. Após retirar do forno, polvilhar com açúcar e canela.

Bom proveito!