PANADA

panadaEsta seção do nosso site fica disponível para publicar receitas tradicionais, muito utilizadas pelas famílias Bortolini. A idéia surgiu da comissão AFB e agora, está sendo praticada e se espera que mais sugestões  sejam enviadas ao site familiabortolini.

Contribua também com a sua receita! Escreva para felipebortolini@gmail.com e faremos a publicação.

Para nós, de origem italiana, a cozinha é a peça mais importante da casa. Nela nos encontramos para planejar a vida, no encontro mais importante do dia: as refeições tomadas com vinho. À mesa, os calados falam, reza-se o terço, todos se entendem e o choro da criança é silenciado com um pedacinho de pão.
As pessoas, ao entrarem na cozinha, esquecem aonde iam ao sentirem o cheiro da comida. E é  nela que o estomago fica mais perto do coração. Foi por isso que Cristo fez as mais belas coisas ao redor de uma mesa, pois, sabia o que provia o homem.

PANADA

Esta sopa se constitui no típico alimento para crianças, doentes e convalescentes, pois é muito digestiva, além de ser econômica.

Componentes: 3 fatias grossas de pão amanhecido ou torrado sem dourar, 2 litros de água, 1 colher de manteiga, sal a gosto.

Modo de fazer: Coloque o pão para cozinhar com a água, por aproximadamente uma hora. Ferva lentamente até o pão desmanchar, acrescente a manteiga e o sal, se quiser pode acrescentar queijo ralado.

Com os agradecimentos aos autores Armindo e Gicelda – Cascavel/PR Referências: Livro  Família Cavalca – Armindo e Gicelda. Gráfica IGOL – Cascavel 2000

Le Ricette della salute. Rosana Lambertucci. Ed. Mondadori. 1990