Genealogia – Parte IV – Como Fazer?

O caminho que todas as famílias podem seguir não é complexo, pois as pessoas estão vivas. Iniciar com os filhos e seguir com os pais, avós, bisavós e depois seguir com os colaterais: primos, tios, tio avô, tio bisavô  e etc.

O começo é extremamente fácil, pois a maioria das pessoas está viva e pode trazer informações de ancestrais. Em geral, há pessoas com mais memória de nomes, lugares, migrações sempre úteis, mesmo entre vizinhos e conhecidos. Outra fonte de informação são os atestados e certidões de nascimento, casamento, óbito, batismo, se não estão guardados em casa buscar nos cartórios, arquivos paroquiais e diocesanos.

A complexidade surge quando se pretende avançar em gerações mais antigas.  Dependendo de situações há os arquivos históricos, arquivos de imigração, tanto estadual como nacional. Também, procurar saber em que navios vieram os ancestrais, em que porto desembarcaram e outros elementos.

cidadania2729A possibilidade de buscar ancestrais parentes na Itália, igualmente, é bem interessante. Por lá existem arquivos paroquiais e municipais, os testemunhos e documentos dos parentes vivos que  podem ajudar na busca. Em geral as embaixadas e consulados não conseguem fornecer este tipo de documentação. Podem, apenas, fornecer e indicar caminhos de busca. Outro caminho é contratar escritórios e pessoas conhecedoras dos caminhos para a busca de documentação de ancestrais. No caso, haverá sempre um custo como ocorre com a elaboração dos documentos para o processo de obtenção da dupla cidadania.

Então, caro leitor, podes acessar ao site e percorrer as longas listas de nomes arrolados e fotos. Até é possível sugerir outros mais, pois, as pesquisas nem sempre conseguem todos os informes por mais que se busque. Podes dar um retorno aos autores e assim colaborar de forma concreta que será muito apreciada.

A matéria ficou muito longa? São 163 linhas, 1.498 palavras! Pois as listas e árvores genealógicas são muito mais longas e antigas.  Oficialmente iniciaram em 1383 em nossa cidade-mãe Miane –Itália e a cada ano mais nomes são acrescidos neste peregrinar humano, contando sempre com a proteção do Senhor da vida, nosso verdadeiro Genearca.

SUGESTÃO de Sites/Links para leitura:

www.familiabortolini.com
www.bortolini.myheritage.com.br
www.portalitalia.com.br/historia/rs/comunidade_mapa_rsvejamais.asp